Regulamento
A “partida de xadrez rápido” é aquela onde todos os lances
devem ser feitos num limite de tempo predeterminado de pelo menos 15’, mas
menos de 60’ para cada jogador. Sendo este um torneio de 20’ será denominado
ATIVO e regido pelas seguintes regras do xadrez rápido adaptadas pelos
organizadores.
1
Uma vez que cada jogador tenha efetuado três lances, nenhuma
reclamação pode ser feita relativamente à colocação incorreta das peças,
posicionamento do tabuleiro ou acerto do relógio. No caso de troca de posição
de rei e dama não é permitido rocar com este rei. O árbitro deverá intervir
sòmente se for requerido por um ou ambos os jogadores.
2
Um lance ilegal está completo assim que o relógio do oponente
for posto em movimento. O oponente tem então o direito de reclamar que o
jogador completou um lance ilegal, desde que não tenha feito seu lance. Neste
momento os dois jogadores de comum acordo acrescentam dois minutos ao relógio
do jogador oponente ao faltoso. Cada jogador pode cometer duas ilegalidades
deste tipo. Na terceira perde a partida.
3
A seta é considerada caída quando feita uma reclamação válida
neste sentido por um dos jogadores. O árbitro deverá abster-se de sinalizar uma
queda de seta, mas poderá intervir se ambas as setas caírem. Para reclamar uma
vitória por tempo o requerente deve parar ambos os relógios e avisar o árbitro.
Para que a reclamação seja bem sucedida, depois que os dois relógios tiverem
sido parados, a sete do reclamante deve estar “em pé” e a de seu oponente
caída. Se ambas as setas estiverem caídas o árbitro deverá declarar a partida
empatada.
4
Da Arbitragem
Serão escolhidos no Congresso Técnico cinco jogadores (denominados
a partir daí: árbitro nº1, nº2, nº3, nº4 e nº5 e nesta ordem, um por vez, serão
chamados às intervenções necessárias) que terão a missão de arbitrar as
situações surgidas em partidas em que os mesmos não estejam envolvidos, e que
não estejam com suas partidas ainda em andamento no momento em que forem
chamados para alguma intervenção.
As decisões do Árbitro serão acatadas de imediato e serão
irrevogáveis. (Temos apenas uma manhã de domingo para jogarmos o torneio e não
serão possíveis discussões intermináveis sobre decisões de arbitragem).
5
Para efeito de emparceiramento pelo Swiss Perfect, os
jogadores serão listados em ordem crescente de ratig CBX, e os sem rating logo
a seguir, em ordem alfabética a partir do 1º nome.
6
Critérios de desempate:
1. Confronto Direto;
2. Milésimos Medianos;
3. Milésimos Totais;
4. Progressivo;
5. Armagedon.
O 1º critério só é aplicável quando todos os jogadores
empatados em uma determinada posição jogaram entre si.
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